A aplicação da metodologia ágil scrum na gestão dos projetos de uma agência de eventos

Authors

  • Rejane Saraiva de Santiago
  • Gabriel Queirós Pinheiro
  • Sérgio Feliciano Crispim
  • Rafaelly Maria Fortunato

DOI:

https://doi.org/10.55905/ijsmtv9n7-001

Keywords:

agência de eventos, gestão de projetos, metodologias ágeis

Abstract

A importância do setor de eventos tem crescido nos últimos anos, tornando-se relevante o local onde o evento é realizado podendo gerar impactos na economia local. A reunião de pessoas com interesses em comum, pode resultar em eventos, que requerem fatores organizacionais e estruturais para serem realizados, nos quais profissionais e empresas especializadas encontraram oportunidades para atuarem nesse mercado. Com isso, a identificação das melhores formas de gerir um evento vai desde a sua prática até a busca pelos melhores métodos que irão auxiliar em seus processos e que tenham como foco principal, os resultados. Para essa escolha existem várias metodologias de gestão que podem ser aplicadas e que devem ser conhecidas e estudadas para uma melhor tomada de decisão. O presente trabalhou buscou avaliar a aplicabilidade das metodologias ágeis na gestão de projetos de uma agência de eventos localizada na cidade de Fortaleza/CE atendendo aos objetivos específicos de identificar as metodologias ágeis existentes na gestão de uma agência de eventos de Fortaleza/CE e verificar o desempenho da agência de eventos de Fortaleza/CE com a aplicação da metodologia ágil e a metodologia tradicional de gestão. Para isso foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e através da construção deste estudo foi concluído que a aplicabilidade da metodologia ágil de gestão de projetos resulta para agência de eventos uma qualidade na entrega de seus serviços, agilidade no planejamento dos projetos e maior satisfação do cliente.

References

FRAPICCINI, I. L. Metodologias ágeis no marketing projeto de implementação de metodologias ágeis no setor de marketing. 2020. 39f. Projeto (Especialização) – Curso de MBA em Gestão de Projetos. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, 2020.

MANIFESTO ÁGIL. Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software.

Disponível em: https://agilemanifesto.org/iso/ptbr/manifesto.html. Acesso em: 29 mar. 2023.

NERUR, S.; MAHAPATRA, R.; MANGALARAJ, G. Challenges of migrating to agile methodologies. Revista Communications of the ACM, Estados Unidos, v. 48, n. 5, p. 72–78, 2005.

OLIVEIRA, R. A. de ZYCH, D. R., OLIVEIRA, J. e MICHALOSKI, A. O. Desafios no uso de metodologias ágeis de gestão de projetos em órgãos públicos: um estudo de caso da receita estadual do Paraná. Revista de Gestão e Projetos – GeP, São Paulo, 11(2), p. 12-36, maio/ago. 2020.

ROGERS, T. e MARTIN, V. Eventos: planejamento, organização e mercados. Tradução: Ana Paula Spolon. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

Downloads

Published

2023-11-21

How to Cite

de Santiago, R. S., Pinheiro, G. Q., Crispim, S. F., & Fortunato, R. M. (2023). A aplicação da metodologia ágil scrum na gestão dos projetos de uma agência de eventos. International Journal of Scientific Management and Tourism, 9(7), 3912–3922. https://doi.org/10.55905/ijsmtv9n7-001

Issue

Section

Articles