Aplicação do modelo de Markowitz na otimização de carteiras de investimento de risco

Published 2023-10-27

  • Tuany Esthefany Barcellos de Carvalho Silva
  • ,
  • Daiane Rodrigues dos Santos
  • ,
  • Marco Aurélio Sanfins


PDF

Keywords: otimização, Markowitz, diversificação

Abstract

Os estudos de Markowitz, 1952 foram a base para a moderna teoria de carteiras, que apresenta a diversificação como principal instrumento para a redução do risco global de uma carteira (portfólio) de investimentos. A moderna teoria de carteiras teve início com a publicação do artigo portfólio selection por Markowitz (1952). A utilização da diversificação como forma de redução do risco de uma carteira foi amplamente discutida e comprovada por meio de estudos sobre a correlação entre ativos.  A eficiência de uma carteira é relacionada pelo binômio risco e retorno, ou seja, o investidor pode sempre que desejar reduzir o risco de seus investimentos, alterando a alocação, com intuito de manter o retorno desejado. Assim sendo, é necessário que carteiras sejam submetidas periodicamente ao monitoramento da performance e da composição dos ativos investidos. Para resolver tal problemática é de grande utilidade a aplicação de modelos matemáticos que ofereçam suporte às escolhas dos ativos e na definição de seus percentuais em uma carteira.  A finalidade deste trabalho, é empregar o modelo de Markowitz para otimizar carteiras de ações atuais. Utilizar o software R-project na modelagem dos dados, bem como aproveitar as atuais funcionalidades de conectividade do software para coletar os dados com isso ser capaz de construir a base de dados necessária para otimização.


References

  1. MARKOWITZ, H. M. Portfolio Selection. [S.l.]: Journal of finance n. 1, v. 7, p.77-91, 1952
  2. NETO, A. A. Mercado Finaneiro. [S.l.]: Atlas, 2007.
  3. PEREIRA LEONARDO BOECHAT TAVARES; HENRIQUE, D. C. Otimização de Investimentos pelo modelo de Markowitz via desenvolvimento de uma ferramenta em excel. [S.l.]: UFSC, 2016.
  4. SAMANEZ, C. P. Gest˜ao de investimentos e gera¸cão de valor. [S.l.]: São Paulo: Pearson, 2007.
  5. SANTOS H. P. DOS; AMBROSI, I. L. J. C. B. L. Análise de risco em quatro sistemas de rota¸c˜ao de culturas para trigo, num per´ıodo de dez anos, em Passo Fundo. [S.l.]: Pesquisa Agropecuária Tropical - RS, 1999.
  6. SHARPE WILLIAN F.; ALEXANDER, G. J. B. J. V. I. New Jersey: Prentice Hall. 5. ed. [S.l.: s.n.], 1995.

How to Cite

Silva, T. E. B. de C., dos Santos, D. R., & Sanfins, M. A. (2023). Aplicação do modelo de Markowitz na otimização de carteiras de investimento de risco. International Journal of Scientific Management and Tourism, 9(6), 3531–3542. https://doi.org/10.55905/ijsmtv9n6-016

Download Citation

Current Issue


MOST READ LAST WEEK

Keywords